Aprendi a uma receita tradicional da culinária japonesa, o udon – tipo de macarrão grosso feito de farinha, servido normalmente como sopa. Quem ensinou foi a chef Salete do Kandoo Culinária Japonesa (meu preferido em Curitiba). O evento foi da ~ Semana da Culinária Oriental, organizado pelo Estúdio Bom Gourmet – do jornal Gazeta do Povo.

Ao final do aula rolou uma degustação do prato, que leva macarrão, shimeji, omelete, Kamaboko (iguaria japonesa feita com massa de peixe prensada) e demais ingredientes orientais.

udon-semana-culinaria-oriental-bom-gourmet

Foi super útil conhecer os ingredientes e marcas. Anotei tudinho e vou me divertir no Mercado Municipal para fazer as compras nas lojas especializadas. Depois conto tudo!

Curiosidades que aprendi lá:

– O ovo deve ser armazenado na geladeira e lavado na hora de usar – se for lavado antes há risco de desenvolver a salmonela.

– A chef indicou dois tipos de shoyus, o Mitsuwa (mais salgado) ou o Cereja (mais suave).

– Saquê Mirin: um tipo de saquê levemente adocicado e com o teor alcoólico reduzido – conhecido como “saquê de cozinha”.

Estou ansiosa para minha estréia no preparo de uma receita tradicional japonesa. Enquanto não reuno todos os ingredientes posso ir lá no Kandoo e provar o Udon da Salete.

Beijos da Nice.

 

Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br

Estúdio Bom Gourmet: fb.com/gpbomgourmet

Kandoo Culinária Japonesa: fb.com/KandooCulinariaJaponesa

Semana da Culinária Oriental:
http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/aulas-gratuitas-culinaria-japonesa/


Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Magalinices - Receitas e inspirações

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading